Select your Indioma and enjoy our page!

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Tabirenses são beneficiadas com o Programa Mulheres Mil.


O Programa Mulheres Mil tem como objetivo oferecer as bases de uma política social de inclusão e gênero, mulheres em situação de vulnerabilidade social têm acesso à educação profissional, ao emprego e renda.

O Programa Mulheres Mil faz parte das ações do programa Brasil Sem Miséria, articulado com a meta de erradicação da pobreza extrema, estabelecida pelo Governo Federal. Ele foi instituído pela Portaria do MEC nº 1.015, do dia 21 julho de 2011, publicada no Diário Oficial da União do dia 22 de julho.

As Mulheres Mil foram implantadas inicialmente como projeto-piloto em 13 estados das regiões norte e nordeste do país, por meio de uma parceria com colleges canadenses, em 2007. Desde então, cerca de 1,2 mil mulheres foram beneficiadas com cursos profissionalizantes em áreas como turismo e hospitalidade, gastronomia, artesanato, confecção e processamento de alimentos.

NO IF (Instituto Federal) Campus Afogados da Ingazeira, Foram atendidas 25 mulheres de Tabira e 25 Mulheres de Tuparetama. Onde as mesmas tiveram aulas de:
Microbiologia e manejo dos utensílios utilizados nas atividades culinárias, Desenvolvimento sustentável, Matemática financeira, Ética e relações humanas, Empreendedorismo, Direitos da Mulher, Violência doméstica e Aulas Básicas de Informática.

Na turma de panificação puderam aprender a fazer pão francês, pão doce, pão para hambúrguer, pão para cachorro quente, cupcake, Coxinha, Croissant, bolacha sete capas, pizza, pão cebola, biscoitos suíça, pão de queijo e pão recife. Doce de leite me barra e em pasta e detergente caseiro e comercial.

Na turma de processamento de frutos, puderam aprender a fazer:
Licores, doces, geléia, compota, queijo, iogurte, bebida láctea (todinho), Picles, extrato de tomate, doce de leite em corte e em pasta, ketchup, pão de queijo, croissant, detergente caseiro e comercial.

O curso tem a duração 200 horas, três dias por semana e uma ajuda de custo.
As mulheres se deslocam até o IF, com o acompanhamento da  coordenadoria municipal da mulher, num ônibus fretado pela Secretaria de Desenvolvimento Social. As aulas e oficinas são realizadas das 07h15min ao 12h15min.
Foram atendidas mulheres dos bairros:
Missões, Vitorino Gomes, Espírito Santo Velho, Jureminha, Fátima II, Barro Vermelho, João Cordeiro, Centro, Sítio Serrota e Sítio Espírito STº Velho.

Em agosto vai iniciar uma nova turma de panificação com 20 mulheres, a Coordenadoria Municipal da Mulher, já visitou algumas mulheres em vulnerabilidade e já estar fechando a turma.

Grata:
Sione Santos
Coor. M. da Mulher.


Fotografias - Vânia Simões.


Mais fotos clica no link  a seguir!








































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário