O Diretor de Expansão da
Azul Linhas Aéreas, Ronaldo Veras, deu detalhes da aeronave que irá operar na
rota entre Serra Talhada e Recife, a ser lançada até o primeiro semestre do ano
que vem.
“Vamos operar com aeronaves modernas, modelo ATR 72-600”, afirmou,
destacando que o principal critério, da segurança, é uma das características do
modelo. Teremos três ou quatro
operações semanais para Recife e conexões”, destacou.
O modelo representou para
a companhia um ciclo de renovação da frota iniciado em agosto de 2015. Em 2016,
o modelo com motores turbo-hélice passou a ser o único da companhia para vôos
dessa natureza, com 54 unidades adquiridas. A Azul aposentou seus seis ATR
42-500 e outros oito ATR 72-500.
O ATR 72-600 é considerado
o avião com motores turbo-hélice mais moderno e seguro do mundo. Em operação há
quase 30 anos, a aeronave da ATR Aircraft, empresa franco-italiana do Grupo
Airbus, já superou as 500 unidades produzidas e registrou sete acidentes.
A aeronave com a
configuração da Azul leva até 70 passageiros em poltronas distribuídas em
pares, além do bagageiro capaz de levar todas os pertences dos ocupantes.
Devido a configuração das
asas, montadas por cima da fuselagem, e a força de aceleração mais rápida dos
motores turbo-hélice, o ATR 72 pode operar em aeroportos com pistas pequenas,
onde jatos comerciais maiores não conseguem pousar e decolar. A aeronave da
Azul pode decolar com peso máximo de 22.000 kg.
Os motores Pratt &
Whitney PW127F, fabricados no Cadaná, geram cada um 2.475 hp, o que permite a
aeronave alcançar a altitude de até 7.620 metros – os jatos voam acima de 10
mil metros. De acordo com dados do fabricante, o ATR 72-600 pode voar a
velocidade máxima de 511 km/h e tem alcance de até 1.530 km. As aeronaves ATR
72 da Azul operam atualmente em pouco mais de 70 aeroportos pelo Brasil. Cada
unidade do ATR 72-600 custa cerca de US$ 35 milhões. Fonte:TV Web Sertão
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