Select your Indioma and enjoy our page!

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

DEBATE NO PROGRAMA TABIRA EM TEMPO REFORÇA A UNIDADE DAS ESQUERDAS NA DIVERSIDADE

Fotojornalismo: Vanderlei Miron

Por Dedé Rodrigues

O Programa Tabira em Tempo que vai ao ar todos os domingos das 10 às 11 horas da manhã pela Rádio Tabira FM, nesse domingo, dia 27 de novembro  de 2016 contou com a participação dos apresentadores do programa, Dedé Rodrigues, Vagner Leandro, Antônio de Dú e, ainda Beto Santos Secretário de Agricultura, o Jornalista Vanderlei Mirom e o estudante Matheus Lima. Alguns temas importantes foram debatidos tais como: quais são as consequências das medidas  do governo Temer em Tabira? Onde estão os coxinhas que batiam panelas? Quais foram os  erros do PT e das esquerdas para tamanha derrota eleitoral?  O que fazer para manter os nossos direitos e ampliar ainda mais a nossa democracia? Todas as pessoas aptas devem ter o título de eleitor? Com base nessas questões pretendo mostrar as ideias que unem e as contraditórias, mas que é possível unir ainda mais a esquerda na diversidade de opiniões para combater o retrocesso no país.

QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS  DO GOVERNO GOLPISTA DE TEMER PARA TABIRA?

Ainda é cedo para mostrar a dimensão negativa das medidas do governo Temer em nosso município, até porque o pior está por vir com a aprovação, se houver, da pec 55, reforma da previdência, terceirização ilimitada, reforma do ensino médio, lei da mordaça etc. Porém, os cortes no programa bolsa família, a redução de 07 para três carros pipas, a intensidade da fiscalização no seguro safra, o fechamento de agência no Banco do Brasil na região, que deve aumentar as filas do nosso Banco,  dão conta que, disfarçado de moralização e enxugamento da máquina pública, o facão  do governo Temer só acerta no pescoço dos pobres. Sem falar que municípios distantes dos grandes centros como o nosso,  pelas carências que têm,  deverão sofrer ainda mais com tais medidas.

ONDE ESTÃO OS COXINHAS QUE BATIAM PANELAS NA AVENIDA PAULISTA?

Nesse item foi passado um vídeo do Humorista Benvindo que retrata muito bem a alienação de muita gente que gritava contra a corrupção no governo Dilma, dizendo que eram de Sérgio Moro a Donald Trump, que agora, no governo ultraneoliberal e corrupto de Temer,  não sabem mais quem são.  Ou seja, a alienação levou a uma despersonalização tão grande que só uma palavra define eles. Idiotas ou midiotas. 

QUAIS FORAM OS  ERROS DO PT E DAS ESQUERDAS PARA A DERROTA NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES?

Nesse item houve um certo consenso entre os debatedores de que caberia ao PT uma maior autocrítica já que foi o partido que sofreu a derrota maior, no entanto toda a esquerda precisa  fazer autocrítica também. O afastamento das bases ou a falta de debate político,  como ocorria em outras épocas com o povo nas comunidades sobre os projetos em disputas e os benefícios que cada pessoa estava recebendo. E acrescento:  A falta de contatos políticos e pessoais em um mundo tecnológico e globalizado onde as distâncias são cada vez menores:  respostas a um simples telefonema de lideranças para lideranças, camaradas para camaradas, companheiros para companheiros,   sobre demandas no município e  para o município, são falhas que podem e deveriam ter sido evitadas nas relações políticas. Nada melhor do que a transparência nas relações. Nesse ponto, a meu ver,  toda a esquerda está a dever.

O QUE FAZER PARA MANTER OS NOSSOS DIREITOS E AMPLIAR AINDA MAIS A NOSSA DEMOCRACIA?

Nesse item toda esquerda envolvida no debate, integrantes do PT, PC do B e PDT são de acordo que só nas ruas e  nas lutas vamos reverter o retrocesso no Brasil, isso é democracia. Como disse Beto Santos, PT “não quero ver meu filho passar pelo que eu passei,  pisar feijão preto no pilão para sobreviver”, lembrando a época do governo FHC.

TODAS AS PESSOAS APTAS DEVEM TER O TÍTULO DE ELEITOR?

No entanto aqui cabe uma reflexão minha sobre uma questão em debate. Tem gente que não merecia usar o título por que não sabe votar? Nessa questão houve divergências, embora respeitosa. É bom lembrar da história de luta pelo direito ao voto secreto e universal. De voto censitário passamos a ter direito de votar todo mundo, maior de 16 anos,  independente de renda. Lembremos das lutas pelo direito ao voto dos negros, das mulheres, dos pobres e dos jovens. Lembremos que a burguesia tudo fez e ainda faz para limitar a nossa democracia, como por exemplo a reforma política antidemocrática que querem votar no Congresso Nacional atualmente.  Lembremos que precisamos de mais e não de menos democracia. Lembremos que muita gente votou certo para presidente, sob o nosso ponto de vista, mas votou errado para deputado, elegendo a pior câmara que temos. Lembremos que a política é uma ciência e, como tal precismos estudá-la. Leiamos da “Bíblia Sagrada”, conforme sugeria o Jornalista Vanderlei Mirom, mas se quisermos dominar a política, a economia e a sociedade,  leiamos tudo, da Bíblia ao Capital de Karl Marx, conforme sugeri no programa. Levemos esse debate para as comunidades, para o facebook, para o watsapp, para as redes sociais. Não é limitando o direito ao voto que vamos corrigir os males da nossa democracia. Os erros da democracia só podem ser corridos por dentro dela mesma. Qualquer proposta de limitação dela incorre em autoritarismo. Não é atoa que pelos interesses de classes em disputas no Brasil e no mundo a burguesia sempre resistiu em ampliar a participação do povo. A gente aprende a nadar,  nadando; as pessoas aprendem a votar, votando. A tarefa nossa, da esquerda é ir para as bases, se envolver nas lutas sociais,  travar a luta de ideias e elevar o nível de consciência do povo. Isso só é possível com todos tendo direito ao voto e com mais democracia. 

Apesar de algumas divergências pontuais o debate no Programa foi muito amistoso e mostrou que as esquerdas no município, que já se uniram na eleição passada, vão continuar unidas no combate ao golpe e contra o retrocesso no Brasil.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário