Select your Indioma and enjoy our page!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

PF DEFLAGRA OPERAÇÃO MAR DE LAMA NO COMBATE A FRAUDES EM MERENDA ESCOLAR E SALÁRIOS DE FUNCIONÁRIOS

Foto: PF

RECIFE/PE - A PF deflagrou na manhã de hoje, 25 de agosto,no estado de Pernambuco, a operação “Mar de Lama” com o objetivo de desarticular esquema de lavagem de dinheiro envolvendo empresas de alimentação fornecedoras de merenda escolar para várias prefeituras de Pernambuco como também desvio de valores referentes a salários de funcionários fantasmas. Serão cumpridos 6 Mandados de Condução Coercitiva. A operação conta com 25 policiais e dentre os conduzidos estão 2 gerentes de banco, um empresário, um político, um funcionário público e um estudante.

Todos estavam sendo investigados por participação no ano de 2007 num esquema que abrangia a abertura de contas bancárias fraudulentas, tituladas por pessoas inexistentes, com uso de documentos falsos – para depósito e subseqüente saque de valores decorrentes dos crimes de corrupção e peculato, com a intenção de dificultar o correspondente rastreamento. Foi apurado também a extorsão de empresários que mantinham contratos com determina prefeitura, visando financiar o “caixa-dois” de campanha de reeleição de prefeito.

Estima-se que cerca de um milhão e oitocentos mil reais foram “lavados” nesse processo durante o ano de 2007. Todas as pessoas trazidas para a sede da Polícia Federal serão ouvidas e liberadas. Eles poderão ser indiciados pelos crimes de formação de quadrilha, uso de documentos falsos, administração fraudulenta de instituição financeira, peculato, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

A identificação do grupo decorreu de investigações iniciadas também em 2007 apontando para um largo esquema de corrupção e desvio de verbas públicas envolvendo diversos políticos. As investigações focavam a negociação e o pagamento de propina para garantir apoio aos projetos numa espécie de “mensalão”.

Nos próximos dias, serão intimados para interrogatório cerca de 50 pessoas investigadas dentro da operação.

Informações Obtidas Por: Comunicação Social da Superintendência da PF em Pernambuco
Tel.:(081) 2137-4076 e 8899-4452 @agenciapf
www.dpf.gov.br/dcs

Nenhum comentário:

Postar um comentário