O objetivo é combater e desestruturar organização criminosa com atuação no estado da Paraíba que fraudava a concessão de benefícios previdenciários.
O modo de operar da quadrilha consistia em concessões indevidas de benefícios, principalmente aposentadorias e pensões, a segurados que usavam de documentação fraudulenta para comprovação do exercício de atividade rural. Após a concessão eram incluídos empréstimos consignados, recebidos antes mesmo do primeiro pagamento do benefício.
Outra forma de atuação era a concessão de pensões por morte previdenciária baseadas em documentos irregulares, com pagamentos retroativos. E, ainda, a concessão de benefícios a partir de agendamentos inexistentes e/ou habilitações e concessões realizadas em datas diferentes daquelas registradas no sistema de agendamento do INSS.
O crime imputado a quadrilha é o de corrupção e o de estelionato contra a Previdência Social mediante fraude para obtenção de benefício (artigo 171, §3º do Código Penal) e caso condenados, os envolvidos poderão sofrer penas que variam de um a cinco anos de reclusão, passíveis de aumento em razão de o crime ter sido praticado contra a Previdência Social.
Estima-se que a atuação do grupo tenha causado um prejuízo de mais de 10 mi aos cofres públicos.
Será realizada hoje, 5, às 10h, uma entrevista coletiva na Delegacia de Policia Federal em Campina Grande/PB.
Informações Obtidas Por Comunicação Social/ Delegacia de Policia Federal em Campina Grande Tel.: (83) 8893-0650/ (83) 3341- 6600 www.dpf.gov.br/dcs
Nenhum comentário:
Postar um comentário