O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, comunicou ao prefeito de Ingazeira, Luciano Torres (PSB), nesta segunda-feira (30), que a barragem que o Dnocs iniciou no município em 1996, e nunca terminou, será finalmente concluída.
Ele garantiu que até o final do mês de maio irá àquele município para dar a ordem de serviço de retomada das obras, que estão paralisadas desde o governo de FHC.
A barragem é a última das que foram projetadas sobre o leito do Rio Pajeú. Ela acumulará um volume de água de 48,7 milhões de metros cúbicos e beneficiará a região do Alto Pajeú, melhorando a qualidade de vida da população através de desenvolvimento hidroagrícola nas áreas de abrangência do açude, como Ingazeira, Itapetim, Tabira, São José do Egito e Tuparetama. O açude situa-se entre os municípios de Ingazeira e Tuparetama e beneficiará cerca de 36 mil habitantes.
A construção da referida barragem permitirá, também, a produção de pescado da ordem de 150 ton/ano. A perenização do rio à jusante proporcionará a irrigação individual às margens do rio e o abastecimento de água a populações difusas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário