Select your Indioma and enjoy our page!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Termina hoje prazo para mudar domicílio eleitoral e tirar título

Foto:espalhou.com
RIO - Termina nesta quarta-feira o prazo para pedir mudança no local de votação, regularizar a situação eleitoral e solicitar o título de eleitor. Esta também é a data-limite para os eleitores com deficiência ou idosos pedirem transferência para uma seção especial, de fácil acesso. O primeiro turno das eleições municipais acontecem dia 7 de outubro e o segundo turno, em 28 de outubro.

No Estado do Rio, todos os cartórios eleitorais anteciparam o início do expediente em duas horas para atender a demanda. Desta forma, as 249 zonas eleitorais fluminenses abriram às 9h e funcionarão até as 19h. O horário nos demais estados deve ser consultado nos sites dos TREs locais.

Diferentemente do que informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em seu site, não é mais possível agilizar o atendimento pela internet, antes de ir ao cartório eleitoral. Este serviço foi encerrado no dia 4 de maio.

Quem já completou ou completa 16 anos até o fim do ano pode procurar o cartório eleitoral responsável por sua região para fazer o título, levando carteira de identidade, certificado de quitação com o serviço militar (no caso de homem maior de 18 anos) e comprovante de residência. Carteira de habilitação e passaporte não são aceitos como identificação. Para transferência, basta levar o documento de identidade com foto e o comprovante do novo endereço.

Precisam regularizar a situação eleitoral aqueles que não votaram nos três últimos pleitos - sendo que cada turno conta como uma falta - e não justificaram a ausência. Quem não regulariza a situação tem o título cancelado. Com isso, fica proibido de tirar passaporte, renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficiais ou prestar concurso público. Se não regularizar a situação até esta quarta-feira, o eleitor só poderá fazê-lo depois das eleições.

O eleitor que precisar requerer a segunda via do título dentro de seu domicílio eleitoral tem até o dia 27 de setembro e, se estiver fora, o prazo é mais curto: até 8 de agosto. O último dia para a entrega do documento é 6 de outubro, um dia antes do primeiro turno das eleições municipais deste ano.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário