Select your Indioma and enjoy our page!

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Cadetes encerram estágio em Patos e comando da PM realiza almoço de confraternização

Em clima de muita confraternização os 12 oficiais da PM comemoraram o encerramento do estágio realizado na cidade de Patos com um almoço oferecido pelo comandante do 3° BPM, tenente coronel Cunha Rolim, na chácara da ex-vereadora Bola, no Distrito de Santa Gertrudes, regado a uma deliciosa galinha capoeira. 

O estágio dos cadetes teve início dia 14 de janeiro e término nesta segunda-feira (28). Ao todo são 98 cadetes empenhados nos estágios realizados nas cidades de João Pessoa, Patos, Guarabira, Santa Rita e Campina Grande. Apresentaram-se no 3° Batalhão da Policia Militar doze cadetes, sendo sete que estão no terceiro e último ano do curso, e cinco do segundo ano. 

Durante o estágio, os cadetes foram muito bem recepcionados e auxiliados pelo comandante do batalhão o TC Cunha Rolim, assim como pela tropa que também se mostrou bastante empenhada para contribuir para a aprendizagem dos cadetes e no combate à criminalidade. Foram realizadas atividades nos mais diversos campos da PM desde atividades meio nas seções de organização e gerenciamento de pessoal, até a atividade fim, nos procedimentos operacionais no âmbito da Rádio Patrulha, ROTAM, Trânsito e no auxílio do CPU que é o oficial responsável por coordenar as atividades realizadas no serviço móvel operacional, nos postos fixos e no policiamento ostensivo, além de gerenciar ocorrências operacionais policiais de maior complexidade.

O Curso de Formação de Oficiais (CFO) têm o objetivo de formar e aperfeiçoar os Oficiais da Policia Militar da Paraíba. O treinamento tem duração de três anos e é ministrado na Academia de Policia Militar do Cabo Branco (APMCB), com sede no Centro de Educação da Policia Militar em João Pessoa.

O ingresso no curso é realizado através do Processo Seletivo Seriado (PSS) da COPERVE. Durante o curso, o aluno do CFO, que recebe a patente de cadete, é submetido a um regime de semi-internato com instruções para o preparo intelectual, além do treinamento físico militar, que resulta em uma carga horária 4.270 horas/aula que habilita o policial militar a receber o diploma de nível superior, reconhecido pelo Conselho Estadual de Ensino, intitulado de"Bacharelado em Segurança Pública". Ao fimdo curso o cadete é promovido a Aspirante-a-oficial da PM para passar por um Estágio Probatório de, aproximadamente, sete meses quando é nomeado 2° Tenente PM e segue carreira de oficial da PM podendo chegar até o posto de Coronel.

Dentre as cadeiras ministradas no CFO, há o Estágio Supervisionado que ocorre no final do 1° e do 2° ano do curso. O Estágio Supervisionado tem como objetivo complementar à formação acadêmica, possibilitando o confronto entre teoria e prática, por meio do contato do aluno com a vida profissional, nas Unidades Operacionais. Durante o estágio, os cadetes são encaminhados aos batalhões para realizarem procedimentos operacionais típicos da polícia ostensiva sob a supervisão de um oficial e um auxiliar designados pelo comandante do batalhão sede do estágio.

Além de tudo, os cadetes tiveram a oportunidade de participar da Operação "Cidade Segura" que está sendo desempenhada em Patos, com rondas ostensivas, blitz e barreiras policiais no combate às drogas e à criminalidade, com a intensificação das atividades principalmente nos finais de semana e nos setores mais críticos.
festa pm
Fonte Portalpatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário