Select your Indioma and enjoy our page!

domingo, 28 de junho de 2015

Desperdício de água, perca de pressão pela rede de distribuição da Compesa de Tabira, faz moradores do bairro João Cordeiro Ficarem Sem Água


Por Vanderlei Miron*

È assim a rotina de distribuição de água da Compesa em Tabira Sertão de Pernambuco, se não bastasse à seca que castiga as cidades, o rolo de água é de dinheiro jogado fora não é brincadeira. E para piora, á Distribuição que esta sendo abastecida, vem pela tubulação da Adutora do Pajeú ate a vizinha cidade de Afogados da Ingazeira, é continua pela antiga tubulação Brotas. Por que a Barragem de Brotas que abastecia as duas cidades estão imprópria para o consumo.

Os canos que distribui água para as residências estão com vazamentos, todos os dias, os moradores contemplam esses vazamentos em vários pontos da cidade, com esses vazamentos faz com que demore o abastecimento, a exemplo do Bairro de João Cordeiro que esta sem água, ate esta data 28/06/2015.

Poucos funcionários para dar conta de tantos problemas na rede de distribuição, Tubulações antigas é falta de investimento, por parte do Governo do Estado, faz com que o consumidor tabirense pague a conta do desperdício. Como diz Bóris Casoy, “Isso é uma vergonha!”.

È preciso ter consciência, é dar exemplo aos consumidores, coisa que a Compesa não faz. Falta de gerenciamento, o desperdício de água faz com que a conta de energia chegue mais cara para empresa, e quem acaba pagando a conta é o consumidor final.

A Capital do Japão é um grande exemplo para o Brasil, prevenção de desperdício de água tratada, eles trocam a tubulação que esta desgastada, antes de aconteça o vazamento.

JORNAL NACIONAL - CAPITAL DO JAPÃO MANTÉM EM QUASE ZERO O NÍVEL DE DESPERDÍCIO NO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO.

Com 27 mil quilômetros de rede de distribuição, abastecendo cerca de 13 milhões de habitantes, a perda de água limpa em Tóquio é das mais baixas no mundo: 2%. Muito pouco, se comparada aos 30% de Rio e São Paulo.

Jornal Nacional foi transmitido pela Rede Globo em segunda-feira 23 fevereiro 2015 à(s) 22:12 hora(s).

http://g1.globo.com/jornalnacional/videos/t/edicoes/v/capital-do-japao-mantem-em-quase-zero-o-nivel-dedesperdicio-no-sistema-de-distribuicao/3988093/

Nenhum comentário:

Postar um comentário