Select your Indioma and enjoy our page!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Governo libera Forças Armadas para atuar em presídios

Presidente do Brasil Michel Temer


Hino do exército

O governo anunciou nesta terça-feira (17/01/2017) que disponibilizará as Forças Armadas para atuarem em presídios estaduais. Os militares serão responsáveis pela inspeção de materiais considerados proibidos e reforçarão a segurança nas penitenciárias.

A segurança interna dos presídios continua, porém, sob responsabilidade dos agentes penitenciários e policiais. A ação militar precisa ser aprovada previamente pelos governadores, e o controle da operação cabe ao Ministério da Defesa.



 "A reconhecida capacidade operacional de nossos militares é oferecida aos governadores para ações de cooperação específicas em penitenciárias", disse o porta-voz da presidência, Alexandre Parola.

"Haverá inspeções rotineiras nos presídios com vistas à detecção e apreensão de materiais proibidos naquelas instalações. Essa operação visa restaurar a normalidade e os padrões básicos de segurança nos estabelecimentos carcerários brasileiros", acrescentou.

Segundo o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, as inspeções em presídios feitas por militares do Exército, Aeronáutica e Marinha buscarão armas e drogas.

Parola destacou que os governos estaduais são os responsáveis constitucionais pelos estabelecimentos carcerários, mas, devido à crise penitenciária ter ganhado "contornos nacionais", é exigida uma "ação extraordinária do governo federal".

O anúncio foi feito após uma reunião entre o presidente Michel Temer e autoridades de segurança e do governo, além de militares, que debateu estratégias para solucionar a crise penitenciária. O governo definiu ainda a criação de uma comissão para promover uma reforma no sistema carcerário. Fonte: noticias.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário