Select your Indioma and enjoy our page!

domingo, 21 de janeiro de 2018

Superintendente fala sobre boatos de paralisação da UPA de Divinópolis; traça panorama sobre papel da unidade

Josè Geraldo Pereira Superint. Admin. UPA

O Divinews.com, na última sexta-feira, (21) esteve com José Geraldo Pereira, superintendente administrativo da Unidade de Pronto Atendimento, Padre Roberto, que não se absteve em valar apenas sobre o boato que circulou na última semana, de uma possível paralisação de atendimento para a população, em consequência novamente dos atrasos nos salários dos médicos, ele foi além e traçou um panorama do que de fato ocorre com a unidade hospitalar.

José Geraldo explicou que desde que assumiu em 5 de dezembro, tem olvidado esforços para o pagamento dos fornecedores e a equipe de profissionais. E diz que os pagamentos dos fornecedores, tanto as empresas de exames laboratoriais quanto os laboratórios fornecedores de medicamos está tudo em dia. Não existe falta de remédios para os atendimentos dos pacientes, assim como a recusa dos laboratórios em realizar os exames laboratoriais.

Explica ainda que os profissionais da equipe técnica e os de apoio contratados pela Santa Casa estão com seus pagamentos em dia.

O mais preocupante segundo José Geraldo é o repassa dos salários dos médicos, por que alguns profissionais ainda estão constando duas notas fiscais ainda não pagas. E o seu trabalho tem sido sensibilizar a Secretaria Municipal de Fazenda para buscar os recursos necessários a quitar tais débitos.

Ele confirmou a existência do boato de paralisação da UPA, dizendo que é mais do que justo, por estarem com seus pagamentos de salários atrasado.

O fato é que os médicos receberam setembro e outubro, com recursos de uma emenda que foi liberada pelo Deputado Federal Domingos Sávio, no valor de R$ 1 milhão de reais. Porém ainda existe pendente não foi liberado ainda, uma outra emenda que o Deputado Federal Jaime Martins, anunciou que liberaria também para sanar os problemas financeiros da UPA, principalmente para ser usado no pagamento dos salários dos médicos. Os salários dos médicos estão atrasados novembro e dezembro, e já, já entra o mês de janeiro no radar dos atrasos.

José Geraldo lamenta que os repasses tanto do IPVA, quanto do ICMS ainda tão tenham sido liberados pelo Governo do Estado, ou seja, pelo Governador Fernando Pimentel.

O que poderá melhorar o fluxo de caixa da UPA, será o recebimento do IPTU, que não precisa passar pelo Estado, é pago direto no município e é gerido por ele.

O Superintendente culpa a atual situação da UPA de ser usado como um hospital e não como um Pronto Atendimento, à deficiência do Estado, em oferecer leitos hospitalares na região. Fazendo com que a permanência dos usuários, por falta de vaga na rede fique eternamente na UPA, em seus corredores, o transformando em hospital improvisado. E enquanto essa situação continua, os problemas persistirão.

CONTINUA…

Nenhum comentário:

Postar um comentário