Select your Indioma and enjoy our page!

sábado, 3 de fevereiro de 2018

Morre Oswaldo Loureiro, ator que fez mais de 20 novelas

Resultado de imagem para oswaldo loureiro

Morreu neste sábado (03), em São Paulo, o ator e diretor Oswaldo Loureiro. Aos 85 anos, o ator sofria de Alzheimer e morreu em consequência da doença. Ele já estava afastado dos palcos e da televisão desde 2011.

Nascido no Rio de Janeiro em 1932, Loureiro esteve em mais de 140 peças e 20 novelas, entre elas Roque Santeiro e Mandala, ambas de Dias Gomes, Guerra dos sexos, de Silvio de Abreu, e Cambalacho, de Jorge Fernando e Antonio Rangel. No teatro, ele fez peças como Sonho de verão, Sexo frágil e Para viver um grande amor.

Filho de uma cantora lírica e de um ator, Loureiro estreou na carreira artística aos 12 anos, em filmes como Romance Proibido e É proibido sonhar, todos dos anos 1940. No entanto, foi na década seguinte que resolveu abraçar a carreira artística como profissão. Entrou para a companhia Henriette Morineau e seu primeiro papel foi em Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues. De Nelson, também fez O beijo no asfalto e Bonitinha mas ordinária.

Não era só no palco que Loureiro atuava. Ele também foi presidente do Sindicato dos Autores na década de 1980 e lutou para que a profissão de ator fosse reconhecida. Também foi importante na reivindicação pela liberdade de expressão.  A direção também entrou para o repertório do artista, que nos anos 1990 dirigiu Baixa sociedade, de Juca de Oliveira, e chegou a dirigir o Teatro Guaíra, em Curitiba (PR).

A televisão entrou para a vida de Loureiro em 1964, quando passou a integrar o quadro da TV Tupi com um papel em Direito de nascer. O último trabalho na televisão foi em 2005, na novela A lua me disse, de Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa. Também colaborou com produções como Os trapalhões, A diarista e O bem-amado, um clássico da década de 1980.


Que Rei Sou Eu - Professores

Nenhum comentário:

Postar um comentário