Select your Indioma and enjoy our page!

domingo, 30 de junho de 2019

TRADIÇÃO DE GERAÇÕES E GERAÇÕES, SUCESSO AS APRESENTAÇÕES DOS BACAMARTEIROS ‘ASA BRANCA’ EM AFOGADOS DA INGAZEIRA


Com as festividades juninas no Sertão do Pajeú, não faltou o Grupo de Bacamarteiros Asa Branca de Afogados da Ingazeira – PE. Uma tradição que vem sendo comemorada todos os anos, de Geração e Geração.

Afinal  como surgiu os bacamarteiros!

Bacamarte é uma arma de fogo, de cano curto e largo, também conhecida comogranadeira, reiuna, reúna ou riuna, principalmente, no Nordeste brasileiro.

As granadeiras ou bacamartes que serviram na Guerra do Paraguai, em 1865, foram modificadas para que as armas se adaptassem ao uso dos bacamarteiros nas festas do interior de Pernambuco.

Desde os fins do século XIX, grupos de bacamarteiros se exibem em Caruaru durante as festas juninas.

De um modo geral, o folguedo se constitui de homens portando bacamarte, que são disparados com cargas de pólvora seca, em homenagem aos santos padroeiros ou em cerimônias cívicas e políticas.

Em Caruaru, os bacamarteiros reúnem-se em grupos, troças ou batalhões, sob a chefia de um represetante legal, e o controle geral de um comandante da Associação de Bacamarteiros, que responde, perante às autoridades, pelos atiradores durante as apresentações.

A forma como os bacamarteiros se agrupam era bastante primitiva. Com a aprovação da Lei do Desarmamento, foram criadas as Associações, com estatutos e regras para se manter a tradicional festa dos Bacamarteiros.

Tudo pronto, A sanfona de 8 baixos, o triângulo, o zabumba de couro curtido e a banda de pífanos, acompanham os bacamarteiros de Caruaru, ao som de uma melodia de xaxado, que é acelerada nos desfiles ou lenta nas evoluções, na apresentação das armas, na frente das Igrejas e antes do início das salvas.

O vestuário compõe-se de roupa de zuarte (algodão azul), lenço no pescoço, chapéu de couro, alpargatas e cartucheiras de flandre. Os bacamarteiros oriundos dos brejos, usam chapéus de abas largas, quebrado na frente, enfeitados com flores silvestres. Eles também colocam flores nos canos das armas.

Os comandantes exibem estrelas nos ombros e nos chapéus e usam bengalas ou guarda-chuvas como símbolo de comando. Apesar de Caruaru ser o maior pólo de bacamarteiros no Estado, existem também grupos em outros municípios pernambucanos como Cabo, Limoeiro, Belo Jardim, Afogados da Ingazeira, Tabira.


Esse ano de 2019 a Prefeitura de Afogados da Ingazeira promoveu mais uma vez o já tradicional café da manhã dos bacamarteiros. Eles começaram a se concentrar logo cedinho, por volta das 6h da manhã, nas proximidades do início da Avenida Rio Branco.


Acompanhados por um carro de som, os bacamarteiros seguiram em cortejo pela Avenida em direção à Praça Arruda Câmara, onde foi servido um café reforçado, com fritas, cuscuz, macaxeira, e muitos outros itens da nossa culinária regional.


E é claro, não faltaram os estrondos potentes que fazem do bacamarte uma paixão cultivada por gerações e gerações.


Até o Jornalista Vanderlei Miron se vestiu de Bacamarterio em Apoio ao Grupo Asa Branca.


Fonte de pesquisas;

Videos enviados Pelo Zap; Manoel Jiboia, integrante do Grupo de Bacamarteiros Asa Branca de Afogados da Ingazeira – PE.Curta a seguir as fotos é videos;









Nenhum comentário:

Postar um comentário