Select your Indioma and enjoy our page!

quinta-feira, 25 de julho de 2019

Sobe para 12 números de mortos por causa das chuvas e deslizamentos no Grande Recife



As chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife (RMR) desde a madrugada desta quarta-feira (24) levaram à morte de 12 pessoas, segundo o Corpo de Bombeiros. O temporal também derrubou barreiras e árvores e causa diversos pontos de alagamento, que dificultam a circulação dos ônibus. Em algumas cidades da RMR, aulas da rede municipal foram canceladas.

A assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros e as equipes que estão em Abreu e Lima. Enquanto a assessoria confirmava a morte de uma gestante de 21 anos, os bombeiros do local informaram que as equipes utilizavam cães farejadores para localizar a jovem. A Defesa Civil de Olinda e os Bombeiros também contabilizaram uma única vítima em dois endereços diferentes.)

Quatro mortes registradas pelos Bombeiros ocorreram no Passarinho, entre o Recife e Olinda, e uma no bairro de Dois Unidos, na capital pernambucana. Outras duas mortes foram confirmadas em Águas Compridas, em Olinda. Houve, ainda, quatro mortes registradas em Caetés, em Abreu e Lima

Deslizamento ocasionou mortes em Abreu e Lima, no Grande Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

Na Rua Ageu, no Passarinho, as vítimas de um deslizamento de barreira são Natalicio Vicente da Silva, de 69 anos, Ivonete Maria da Silva, de 63. Outro deslizamento em Abreu e Lima, segundo os Bombeiros, vitimou dois irmãos, sendo um jovem de 18 anos e um adolescente de 15.

A mãe deles, de 39 anos, foi retirada dos escombros e levada ao Hospital Miguel Arraes, em Paulista. Ainda em Abreu e Lima, o Corpo de Bombeiros registrou as mortes de dois homens, sendo um 53 anos, que morava sozinho, e outro de 49 anos, pai dos dois jovens encontrados mortos.

Em Olinda, as mortes de uma idosa de 78 anos e um jovem de 25 anos foram encontrados mortos nas ruas Aquarela e Arcoverde, respectivamente.

Pouco antes das 13h, os Bombeiros também confirmaram a morte de um homem e uma mulher na Estrada do Passarinho, em Olinda. As idades não foram informadas.

Deslizamento de barreira na Estrada do Passarinho, no Recife, deixou dois idosos mortos nesta quarta-feira (24) — Foto: Wanessa Andrade/TV Globo

Deslizamento de barreira na Estrada do Passarinho, no Recife, deixou dois idosos mortos nesta quarta-feira (24) — Foto: Wanessa Andrade/TV Globo

Em Jaboatão dos Guararapes, sete barreiras deslizaram. Segundo a prefeitura, ninguém ficou ferido, mas as famílias precisaram deixar suas casas. A Defesa Civil pode ser acionada, no município, pelos telefones 0800 281 20 99 ou (81) 9 9195 6655.

Acionado para socorrer feridos, o Samu também registrou deslizamentos de barreiras no Córrego do Abacaxi, Estrada do Passarinho e no Alto Nova Olinda, em Olinda; na Rua do Bosque, em Paulista, e em Caetés, em Abreu e Lima.

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), as chuvas no Grande Recife e Zona da Mata devem diminuir de intensidade, mas persistem durante todo o dia. Na terça (23), a Agência havia renovado o alerta para chuvas moderadas a fortes nas duas regiões.

Barco e trator para locomoção

Deslizamento de barreira na Estrada do Passarinho, no Recife, deixou dois idosos mortos nesta quarta-feira (24) — Foto: Wanessa Andrade/TV Globo

Enfermeiro “aluga” trator por R$ 10 para conseguir passar por trecho alagado na BR-101, na Zona Norte do Recife — Foto: Clarissa Góes/TV Globo

Devido aos alagamentos na BR-101, no bairro da Guabiraba, na Zona Norte do Recife, o enfermeiro André Cavalcanti pagou R$ 10 para atravessar a rodovia e conseguir chegar a Igarassu, também na Região Metropolitana.

Segundo moradora da Rua Britânia, água da chuva está prestes a invadir residências em Paulista — Foto: Reprodução/WhatsApp

Segundo moradora da Rua Britânia, água da chuva está prestes a invadir residências em Paulista — Foto: Reprodução/WhatsApp

No município de Paulista, de acordo com moradores, o nível da água na Rua Frei Caneca, no bairro do Janga, chega até o joelho. Os moradores não conseguem sair de casa.

A Rua Britânia, em Nossa Senhora do Ó, em Paulista, está alagada. De acordo com Marcela Portela, de 26 anos, que mora há 19 no local, falta pouco para a água invadir as residências. “Hoje não temos condições de sair daqui. Sexta-feira tenho um congresso e a situação precisa melhorar. Durante todo o tempo aqui, nunca vi ações da prefeitura para melhorar a rua”, afirma.

Problemas de mobilidade

No Terminal Integrado Pelópidas Silveira, em Paulista, passageiros que aguardam transporte afirmam que não há circulação de veículos na manhã desta quarta (24). Segundo passageiros que estavam no local, a orientação dada pelo TI é que os passageiros voltem para casa.

Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, a operação dos terminais Pelópidas Silveira e Igarassu foi comprometida. Equipes monitoram as ruas devido aos alagamentos nesses dois locais e em frente ao TI CDU, na Zona Oeste do Recife.

De acordo com o estudante Juan Gouveia, que saiu de Paulista, a falta de previsão de novas operações complicou a chegada no trabalho, que fica no centro do Recife. “Já não tinha ônibus da linha alimentadora do meu bairro e eu tive que ir andando para o terminal”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário