Select your Indioma and enjoy our page!

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Recife, a capital do abandono


Por Jornalista Magno Martins 

Em visita ao Recife, um leitor do blog que mora no interior pernambucano, se espantou com a triste situação do centro da cidade, com várias edificações deterioradas, e nos enviou fotos. Ao passar pela Praça da Independência, onde está localizado o histórico prédio do Diário de Pernambuco, constatou o que descreveu como "terra arrasada", fruto da pífia administração de Geraldo Julio (PSB).

"Fui ver in loco como está a situação do centro do Recife e encontrei uma terra arrasada: 70% sem funcionar, tudo riscado, abandonado, com as lojas vazias. Até o prédio do Diário de Pernambuco está entregue às baratas. A pracinha do Diário só tem pedintes, prostitutas, viciados, ladrões e traficantes. Geraldo Julio, você tem coragem de levar um turista no centro do Recife?", desabafa.

Havia uma grande expectativa da sociedade civil de que o edifício onde funcionou por mais de um século e meio a redação do Diário se tornasse o museu da Imprensa. Lá trabalhou grandes personalidades, como Barbosa Lima Sobrinho, Gilberto Freyre, José Sarney, Aníbal Fernandes, Pompeu de Sousa. A História foi escrita e vivenciada no local, a exemplo da visita da Rainha Elizabeth II à sede do DP, em 1968.

Em 2004, o prédio foi adquirido pelo Governo do Estado e, no último dia 10 de setembro, sofreu incêndio. A Secretaria de Administração de Pernambuco o cedeu ao Porto Digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário