Select your Indioma and enjoy our page!

quinta-feira, 11 de março de 2021

PE atinge 84% de ocupação em UTIs para crianças com sintomas de Covid; Imip contrata médicos para abrir leitos ‘em caráter de urgência’

 

Pernambuco atingiu a marca de 84% de ocupação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para crianças com sintomas de Covid-19. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), em todo o estado, são 31 leitos. Nesta terça (9), havia cinco vagas desse tipo disponíveis.

Por causa disso, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) anunciou uma seleção para contratar médicos e abrir uma UTI Pediátrica Covid “em caráter de urgência”.

Esses leitos, segundo a SES, são para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), quadro de saúde que pode ser provocado pela Covid-19 e por outros agentes. Ainda não há detalhes sobre a nova estrutura, como número de leitos postos à disposição e o prazo de abertura da nova UTI pediátrica. Para se inscrever, os médicos podem cadastrar os currículos no site do Imip. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (81) 2122.4178.

Sobre a situação, a SES afirmou, por meio de nota, que “tem atuado permanentemente no incremento de novos leitos dentro da rede para o atendimento de casos suspeitos e confirmados para Covid-19” e que isso “tem possibilitado a oferta de mais de duas mil vagas em todo o território pernambucano”.

De acordo com o boletim mais recente da Secretaria de Saúde, divulgado na segunda-feira (8), a ocupação de UTIs dedicadas à Covid era de 95%. Eram 1.014 leitos ocupados, dos 1.068 existentes. Na rede particular a ocupação era de 92%: 308 pacientes para 335 UTIs. Na nota enviada pela SES, a pasta também afirma que “há um edital em vigor para contratualização de leitos em unidades privadas e filantrópicas do estado” e que “o monitoramento diário da situação epidemiológica do estado e da rede de assistência possibilita o trabalho preventivo das ações necessárias para garantir o atendimento dos pernambucanos”.

Leitos para pacientes com Covid-19 em Pernambuco:

Tipo de leito Quantidade de leitos Taxa de ocupação

UTI (rede pública) 1.090 95%

UTI (rede privada) 327 91%

Enfermaria (rede pública) 1.026 84%

Enfermaria (rede privada) 270 62%

UTI e enfermaria (rede pública) 2.116 89%

UTI e enfermaria (rede privada) 597 78%

Nenhum comentário:

Postar um comentário