A partir desta
segunda-feira (12), os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
voltaram a ser atendidos presencialmente nas regiões Norte e Centro-Oeste. A
perícia médica, a avaliação social e os demais serviços voltam a ser realizados
mediante agendamento prévio.
Em nota, o INSS informou
que todas as unidades estão adotando medidas rigorosas para evitar a
disseminação da pandemia da covid-19. Segundo o órgão, os protocolos de
proteção e de prevenção ao contágio estão sendo respeitados.
Apesar da retomada do
atendimento presencial, o INSS recomenda que o segurado dê preferência aos
canais eletrônicos do órgão. Pelo site Meu INSS ou pelo aplicativo de mesmo
nome, o cidadão pode requerer benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e
agendar atendimento presencial. A assistente virtual Helô orienta sobre benefícios,
esclarece dúvidas e emite senha para acesso à área restrita do portal.
Pelo telefone 135 é
possível fazer inscrição na Previdência Social, obter orientações, esclarecer
dúvidas, pedir benefícios e agendar atendimento presencial, entre outros
serviços.
Desde meados de março, o
INSS tem suspendido o atendimento presencial em diversos estados que ampliaram
as restrições sociais para conter a disseminação do novo coronavírus
(covid-19). No Norte e no Centro-Oeste, os serviços presenciais foram
interrompidos por duas semanas em março. Parte dos procedimentos voltou ao
normal no fim do mês passado, mas as perícias médicas e as avaliações sociais
continuavam suspensas nessas regiões.
Fonte:
PE - Notícias
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