O deputado federal Gonzaga
Patriota (PSB) comemorou a boa notícia dada pelo ministro da Infraestrutura,
Tarcísio Freitas, sobre o retorno das obras da Transnordestina.
De acordo com o ministro,
o trabalho está em ritmo acelerado no Ceará e em Pernambuco as obras serão
retomadas. O anúncio foi feito durante visita a Petrolina, no sertão de
Pernambuco.
O socialista é autor do
Projeto de Lei nº 1125/1988, que incluiu a ligação ferroviária de Pernambuco na
relação descritiva das ferrovias do Plano de Viação, instituído pela lei nº
5917, de 10 de setembro de 1973, incluindo a ligação Salgueiro-Araripina
denominada Ferrovia do Gesso. Esse Projeto transformou-se na lei nº 9.060/1995,
que popularmente é conhecida como Lei da Ferrovia Transnordestina.
Segundo Patriota, a
Transnordestina é uma das obras mais importantes para o Nordeste, por ligar a
nova fronteira da agropecuária aos maiores portos da região, além de atender as
empresas de mineração que vê nesse empreendimento a chance de potencializar o
transporte de cargas, escoando grãos e minérios até o mar a custos mais baixos.
“Esse é um projeto de grande
dimensão, vai beneficiar todo o Nordeste, nossa economia e sua população.
Precisamos agilizar as obras e concluir o mais rápido possível, pois há anos os
nordestinos esperam por isso”, cobrou o socialista que lembrou que a
Transnordestina começou a ser construída em junho de 2006, no governo do
ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que deveria ter ficado pronta em
2016.
“A ferrovia, com quase
1.800 quilômetros, foi planejada para ligar três estados do Nordeste – Piauí,
Pernambuco e Ceará – aos principais portos da região: Suape (PE) e Pecém (CE).
A obra começou em 2006. Deveria ter ficado pronta em 2016”, comenta.
O ministro da
Infraestrutura, Tarcísio Freitas, informou que o trecho do Ceará será concluído
em breve. “Uma obra da maior importância para o escoamento da produção agrícola
do Nordeste, no trecho do Ceará, as obras serão concluídas em breve e estão
sendo gerados mais de mil empregos”, disse.
A Ferrovia Transnordestina
está projetada para ligar o Porto de Pecém, no Ceará, ao Porto de Suape, em
Pernambuco, além do cerrado do Piauí, no município de Eliseu Martins, com
extensão total de 1.753 km. No futuro se conectará com a ferrovia Norte-Sul em Porto
Franco (MA).
Conforme o projeto, a
Transnordestina terá capacidade para transportar 30 milhões de toneladas
anuais, com destaque para granéis sólidos (minério e grãos). Ao promover a
integração, essa ferrovia se consolida como um elo fundamental para dinamizar a
economia do Nordeste, pois impulsiona a produção agrícola e mineral da região,
aproxima o Nordeste dos principais mercados mundiais e torna o Brasil mais
competitivo na exportação.
Fonte: Blog do Nill Junior
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