Select your Indioma and enjoy our page!

domingo, 13 de junho de 2021

Parabens Triunfo Pelos 137 anos de Emancipação Politica.

Triunfando há 137 anos 

Hoje, Triunfo, uma das cidades que mais curto e admiro no Sertão pernambucano, completa 137 anos de emancipação política. Não fosse a pandemia, o prefeito Luciano Bonfim (Avante) certamente iria fazer a cidade muito mais festiva como já é. Triunfo é uma ilha de exceção em se tratando de clima e vegetação no Pajeú das flores, reino da poesia, a nossa pátria do parnasianismo, da prosa leve e do verso solto.

Situa-se em um brejo de altitude, a mais de mil metros acima do nível do mar, sendo a cidade mais alta do Estado. O seu clima é ameno e chuvoso, o que faz com que o local destaque-se em relação a outras cidades circunvizinhas que possuem clima semiárido.

Esse aspecto local leva Triunfo a ser conhecida como "Oásis do Sertão". Emancipada de Flores em 1870 e elevada à categoria de cidade em 13 de junho de 1884, a cidade de Triunfo é um dos principais destinos turísticos de Pernambuco. Os seus visitantes são atraídos principalmente por seu clima ameno e sua arquitetura icônica e histórica, bem como por sua culinária, seus festivais e também por sua geografia.

O nome de Triunfo originou-se de uma luta ocorrida entre os habitantes locais, da Baixa Verde, com os da cidade de Flores, principalmente a família dos Campos Velhos, que não eram favoráveis ao desenvolvimento do povoado da Baixa Verde e chegaram, por diversas vezes, a atacar a feira local, na tentativa de acabá-la. Algumas pessoas chegaram a morrer nos ataques, sem que estes tivessem êxito em conter o progresso do povoado nem a realização das feiras. A esse triunfo, homenageou-se o local.

Em homenagem a essa maravilha do Sertão reproduzo esse vídeo, produção da Escopo Comunicação, do meu amigo Divonaldo Barbosa, que atua em Serra Talhada e região.

Fonte: Blog do Magno Martins 

Nenhum comentário:

Postar um comentário