Pedro Araújo
Dirigentes do PT das regiões Sul e Sudeste avaliam negativamente as indicações do ex-governador da Bahia Rui Costa (PT-BA) e do senador eleito Wellington Dias (PT-PI) para ministérios. O conflito interno do partido irritou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que cogitou retornar mais cedo para São Paulo.
Os petistas sulistas e sudestinos avaliam que o Wellington Dias pode se tornar um risco político para o governo por causa da suspeita de esquema de fraude de licitações de transporte escolar, que ocasionou uma operação da Polícia Federal contra o então governador e a primeira-dama, Rejane Dias (PT-PI). A ala do PT teme que o caso seja reativado, caso Dias assuma um ministério.
A lógica da ala petista é a mesma sobre Rui Costa, cogitado para ser titular da Casa Civil. O ex-governador baiano foi alvo de um inquérito no Superior Tribunal de Justiça por suspeita de estelionato, lavagem de dinheiro e fraude em licitação na compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste durante a pandemia. A avaliação é de que a Polícia Federal possa entrar nesse caso, resultando em uma disrupção logo no início do governo.
O ex-governador da Bahia viajou para Brasília na manhã desta sexta-feira (02). Ele encontrou Lula, que está hospedado na capital federal.
Lula deve retornar para São Paulo nesta sexta-feira. Ele viaja junto com o senador Jacques Wagner (PT-BA), que ajudará o presidente eleito na definição dos nomes da Esplanada de 2023.
Fonte: Blog PE NOTÍCIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário