Select your Indioma and enjoy our page!

sábado, 28 de janeiro de 2023

Lula sofre primeiro pedido de impeachment


Presidente da República empossado há menos de um mês, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu seu primeiro pedido de impeachment. Quem protocolou a denúncia foi o deputado federal bolsonarista Ubiratan Sanderson (PL).

Sanderson alega que Lula cometeu crime de responsabilidade ao associar impeachment de Dilma Rousseff (PT) a golpe de Estado. Dilma foi derrubada do poder em 2016 após articulação encabeçada pelo então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (à época no MDB, hoje no PL). O vice de Lula, Michel Temer (MDB) assumiu o mandato até 2018, quando Jair Bolsonaro (PL) foi eleito.

O pedido de Sanderson fala da viagem de Lula à Argentina, quando o atual presidente se encontrou com Alberto Fernández, presidente argentino.

"Vocês sabem que depois de um momento auspicioso no Brasil, quando governamos de 2003 a 2016, houve um golpe de Estado”, disse Lula na noite de segunda-feira (23) na Argentina.

No Uruguai, Lula teve agenda com o presidente Luís Alberto Lacalle Pou e declarou que Michel Temer foi um dos responsáveis por “destruir” o legado social deixado pela gestão petista.

“Ao afirmar publicamente, em fala oficial, diante de autoridades estrangeiras, inclusive, como presidente do Brasil, que o impeachment de Dilma Rousseff foi um golpe de Estado, o atual presidente ataca, de forma raivosa, abjeta e contrária à verdade, a democracia brasileira”, argumenta o parlamentar no pedido.

“Trata-se de um discurso absolutamente mentiroso, falso em toda a sua extensão, que não pode ser aceito por este Parlamento”, complementa.

Fonte: Blog do Itamar França 

Nenhum comentário:

Postar um comentário