Select your Indioma and enjoy our page!

segunda-feira, 17 de julho de 2023

Governo Raquel Lyra comunica retomada de obras de barragens com lançamento de edital para o final de agosto


O governo Raquel Lyra, através da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco (SRHS-PE) anunciou a abertura do edital de licitação voltado para a conclusão das obras da Barragem Panelas II, localizada no município de Cupira, no Agreste do Estado.

Decisão acontece após as enchentes que afetaram a Zona da Mata Sul. Segundo o governo estadual, o edital será lançado até o final do mês de agosto, que será responsável pelo escoamento das águas.

“É preciso analisar as particularidades de cada barragem, para retomada dessas obras”, detalha o secretário executivo de Infraestrutura Hídrica, Marcelo Asfora.

De acordo com o Governo de Pernambuco, das quatro barragens pendentes, Panelas II é a que está mais avançada, além de ser a obra que já possui recursos empenhados junto ao Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).

Além de Panelas II, existe o planejamento para a retomada das obras das barragens de Barra de Guabiraba e Igarapeba, em São Benedito do Sul e Gatos em Lagoa dos Gatos, que não foram concluídas em gestões anteriores.

Após a conclusão dessas barragens, está prevista a construção de duas novas, Canhotinho e Correntes, que além de auxiliar Pernambuco também, auxilia o estado de Alagoas, conforme explicação do secretário Almir Cirilo.

O sistema de barragens de controle de enchentes da Mata Sul é composto pelos quatro reservatórios que ficaram incompletos, além da Barragem Serro Azul, que foi concebido após a ocorrência dos desastres causados pelas enchentes de 2010 e 2011.

A Barragem de Barra de Guabiraba está localizada na bacia hidrográfica do Rio Sirinhaém e as demais, na bacia do Rio Una. Das cinco iniciadas, apenas Serro Azul foi concluída, em 2017.

Fonte:https://penoticias.com.br/blog/governo-raquel-lyra-comunica-retomada-de-obras-de-barragens-com-lancamento-de-edital-para-o-final-de-agosto/

Nenhum comentário:

Postar um comentário