blog do Erbi | O Professor Josley Nóbrega que ministra aulas de Ciências e Práticas Experimentais na Escola de Referência Sebastião Rabelo em São José do Egito desenvolveu com estudantes dos anos finais da instituição, um projeto 3D para área de escape de veículos na Serra do Teixeira.
O local é um conhecido destino turístico do sertão paraibano, tendo a Pedra do Tendó como um lugar para quem busca uma bela vista, esportes de aventura e uma culinária típica, ponto turístico que faz parte do recém criado Parque nacional da Serra do Teixeira.
O que chama atenção de forma negativa, é o longo trecho de curvas perigosas, que se estende por cerca de 9 quilômetros, cujas quais, vem sendo cenário de muitos acidades envolvendo principalmente caminhões de carga.
Conhecido como curva Apertado da Hora, um dos trechos que necessita de maior atenção dos condutores, e que segundo dados da Polícia Militar é onde ocorrem o maior número de acidentes.
Diante do problema, o professor Josley Nóbrega buscou questionar os estudantes do 8º ano do ensino fundamental, da Escola Estadual Sebastião Rabelo, sobre possíveis soluções. E um grupo de alunos, que já faziam parte de um projeto de iniciação científica orientado pelo professor, levantou a proposta da construção de uma área de escape paralela a curva Apertado da Hora.
Os alunos Jonas Valentim Araújo, Anthony Guilherme Lacerda, Maria Geovana da Silva, Maria Vitória Aquino e Wildymara Silva Paixão, fizeram pesquisas sobre o funcionamento das áreas de escape, que basicamente são espaços de contenção instalados em várias rodovias brasileiras, com o objetivo de proporcionar uma área isolada que ajude na frenagem de veículos desgovernados.
Foram identificadas seis áreas de escape implantadas no Brasil entre 2015 e 2019. Três dispositivos estão localizados no Paraná, dois em São Paulo, e um em Minas Gerais.
Além das pesquisas foram desenvolvidas aulas de geolocalização utilizando o Google Earth, oficinas de desenhos, aulas sobre projeção e impressão 3D em parceria com NUTES- UEPB até a finalização de uma maquete 3D que simularia a área de escape em um ambiente baseado no trecho da curva em questão.
O projeto se encontra em sua última etapa que é a impressão da maquete 3D em parceria com a ETE Célia Siqueira na orientação do professor Marcelo Amaral, responsável pelo espaço 4.0 da escola, onde acontece a oficina para a impressão, pintura e montagem final da maquete 3D.
Para o professor Josley Nóbrega “Atividades como estas estão inseridas na proposta de uma aprendizagem Baseada em problemas, que busca uma aprendizagem significativa e de extrema importância para o desenvolvimento da criatividade, criticidade e poder de argumentação dos estudantes.”
Com a Palavra Governo do Estado!
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