Fazer sexo regularmente pode trazer benefícios à saúde mental, segundo pesquisas recentes que analisaram dados de milhares de adultos. O estudo publicado no Journal of Affective Disorders indica que a frequência sexual ideal para reduzir sintomas de depressão é de uma a duas vezes por semana.
De acordo com os pesquisadores, esse intervalo, cerca de 52 a 103 relações ao ano, está associado a menor risco de sintomas depressivos e a uma maior sensação de bem‑estar psicológico. Hormônios liberados durante o sexo, como ocitocina, dopamina e endorfina, ajudam a reduzir o estresse e promovem sensação de prazer, o que explica o efeito positivo na saúde mental.
Apesar dos dados, os especialistas alertam que não existe uma “quantidade obrigatória” de sexo para ser saudável. Qualidade da relação, comunicação entre o casal e contexto emocional são tão importantes quanto a frequência das relações. Além disso, pessoas com sintomas de depressão ou ansiedade devem buscar orientação profissional adequada.
O estudo reforça a ideia de que pequenas práticas regulares de cuidado com o corpo e com a vida sexual podem contribuir para o equilíbrio emocional, mas sempre levando em conta as particularidades de cada indivíduo e casal
(Imagem: Banco de Imagem/ Pexels)
*ll #relaçõessexuais #pesquisa *digital #digital

Nenhum comentário:
Postar um comentário