Select your Indioma and enjoy our page!

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

OAB & JORNALISTA SE SOLIDARIZA COM ADVOGADA ALGEMADA E ARRASTADA DURANTE AUDIÊNCIA

Caso da advogada algemada repercute nacionalmente

A Ordem dos Advogados do Brasil, no Rio de Janeiro, fará na próxima segunda-feira (17) um ato de desagravo à advogada Valéria Lúcia dos Santos, que na manhã dessa segunda-feira (10) foi algemada, arrastada e presa durante uma audiência no 3º Juizado Especial Cível (JEC) de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro

Assista:



"Sabemos que toda advocacia foi aviltada e algemada juntamente com a nossa colega. Sofremos juntos e juntos diremos NÃO!", destaca o presidente da seccional, Felipe Santa Cruz.

Nessa segunda-feira dia (10) a advogada Valéria Lúcia dos Santos foi algemada e presa no exercício da profissão, durante uma audiência no 3º JEC de Duque de Caxias.

“A Comissão de Prerrogativas da OAB/RJ, em conjunto com a OAB/Duque de Caxias e a OAB Mulher, atuou em mais um caso revoltante nesta segunda-feira dia 10. Uma advogada da subseção de Duque de Caxias foi algemada em pleno exercício profissional. Nada justifica o tratamento dado à colega, que denota somente a crescente criminalização de nossa classe. Iremos atrás de todos os que perpetraram esse flagrante abuso de autoridade. Juntos somos fortes”, afirmou o presidente da comissão, Luciano Bandeira.

A informação foi enviada para o grupo do Plantão de Prerrogativas no Whatsapp. Em seguida, foram juntados vídeos e o advogado Pedro Henrique Nascimento, que testemunhou a cena, colocou-se à disposição para prestar depoimento sobre os fatos ocorridos.

Os procuradores da Comissão de Prerrogativas fizeram contato com a Direção do Fórum de Duque de Caxias, sendo atendidos por funcionários que informaram que “um delegado da Ordem já acompanhava o caso”, tendo sido encaminhados posteriormente para a 59ª Delegacia de Polícia da região. Após entrarem em contato com a sala da OAB/RJ, do Fórum Regional de Caxias, foram informados de que o delegado Marcelo Vaz havia se deslocado até a sala de audiências do 3º JEC.

Vaz relatou que a advogada estava algemada e cercada por policiais militares. Após pedido de Vaz,  as algemas foram retiradas.

Segundo os procuradores, “a juíza leiga Ethel de Vasconcelos informou que a advogada estava requerendo a adoção de medidas acerca de audiência finalizada, o que estaria impossibilitado até mesmo pela finalização da ata”.

Nos vídeos que circularam nas redes sociais, é possível ver a advogada sentada à mesa de audiências requerendo a presença de delegado da OAB, sendo confrontada pela juíza leiga, que solicita que aguarde do lado de fora da sala de audiência, o que é negado pela patrona.

A advogada insiste em permanecer sentada até que algum representante da OAB/RJ esteja presente, e a juíza então informa que notificará a polícia para a sua retirada. No último vídeo, a advogada está algemada, sentada no chão da sala de audiências, próxima à porta, cercada por policiais militares, afirmando diversas vezes que só quer exercer “o direito de trabalhar".

OAB/RJ/ Redação

Resultado de imagem para Vanderlei Miron
"Nossa redação do Blog Miron Noticias (Imprensa) se solidariza com a Advogada Valéria Lúcia dos Santos, pelo lamentável episodio ocorrido na manhã de segunda-feira (10/09/2018) onde foi algemada, arrastada e presa durante uma audiência no 3º Juizado Especial Cível (JEC) de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Repudiamos qualquer ato de abuso de autoridade, ainda vivenciamos uma sociedade que descrimina uma pessoa pela cor, e condição social, vivenciamos forças que tentam escravizar novamente aqueles que mais contribuirão para o Brasil, tentam ressuscitar das cinzas a Ditadura Militar, tentam ludibriar esta nação, tentam regredir e voltar as mesmas praticas no passado negro e sombrio, não aceitaremos e lutaremos para que a escravatura não volte neste país (Brasil). Respeitem a Constituição e a Lei Áurea."

Assina: Jornalista Vanderlei S. Miron / DRT 5970

Nenhum comentário:

Postar um comentário