Select your Indioma and enjoy our page!

terça-feira, 6 de novembro de 2018

CÂMARA DE VEREADORES DE TABIRA APROVA CONTAS DO PREFEITO SEBASTIÃO DIAS E PARABENIZA O DIA DO RADIOAMADOR E PROTÉTICO


Foi realizada nesta segunda-feira dia (05/11), a 34º Sessão da Câmara de Vereadores de Tabira, 3º Período, Ano 2018, localizada no sertão pernambucano.

A Sessão foi coordenada pela Vereadora/Presidenta Maria Nelly Sampaio de Brito, sessão especial, onde foi votada em segundo turno as contas do Prefeito Sebastião Dias, Gestão de 2016. Sendo aprovadas a contas por unanimidade pelos vereadores presentes.

Também esteve presente o Professor de Historia o Sr. Claudio Marcelo, inscrito pela manhã, horário de expediente da Câmara de Vereadores, usando da fala na tribuna por Dez minutos.

O Vereador Marcílio Pires, parabenizou a todos os radioamadores e Protéticos, pelo seu dia, que é comemorado todos os anos no ‘Dia 5 de Novembro.

Dia do Radioamador

Dia do Radioamador é comemorado anualmente em 5 de Novembro, no Brasil.

A data homenageia a atividade do radioamadorismo, uma prática de manutenção de uma estação de radiocomunicação alternativa, com o objetivo de estabelecer contato com comunidades longínquas ou isoladas e auxiliar as autoridades na propagação de comunicados sobre situações de risco ou calamidades públicas.

O radioamadorismo também é usado para entretenimento, transmitindo comunicações informais entre um grupo de pessoas. As pessoas que praticam o radioamadorismo são chamadas de radioamadores.

Origem do Dia do Radioamador

O Dia do Radioamador é comemorado em 5 de novembro em homenagem ao Decreto nº 16.657, publicado exatamente nesta data em 1924, que regulamentava as estações de radioamadores no Brasil. Até então, o radioamadorismo era considerado clandestino.

No entanto, até o ano de 1968, o Dia do Radioamador no Brasil era celebrado anualmente em 22 de outubro.

Isso porque, em 22 de outubro de 1934, foi feita a primeira sessão da Assembleia Geral dos Radioamadores Paulistas e Cariocas, que fundiram suas entidades e criaram a LABRE - Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão.

Os radioamadores ainda comemoram o Dia Mundial do Radioamador, anualmente em 18 de abril. A data foi estabelecida em homenagem a fundação da IARU - International Amateur Radio Union.

Dia do Protético

O Dia do Protético Dentário é comemorado anualmente em 5 de Novembro.

A data celebra e homenageiam os profissionais responsáveis em produzir implantes, próteses, aparelhos odontológicos, moldes para clareamento dental e demais trabalhos que auxiliam o tratamento dental que os dentistas fazem.

Os protéticos não costumam trabalhar diretamente com o cliente final, mas sim em sistema de intermediação com o dentista, que encomenda as próteses necessárias para seus pacientes.

Esta é uma profissão que está intrinsecamente ligada à odontologia.

Para se tornar protético, é necessário concluir o curso técnico em Prótese Dentária, em uma instituição que seja reconhecida pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO).

Origem do Dia do Protético

O Dia do Protético Dentário já foi oficializado e anexado ao calendário de vários municípios do Brasil.

Curitiba, capital do Estado do Paraná, é uma das pioneiras, com a Lei nº 8.384, de 28 de Março de 1994, que estipula o dia 5 de Novembro como Dia Oficial Municipal do Protético Dentário.

As cidades de São Paulo e Juiz de Fora (MG), também foram algumas das primeiras que oficializaram a data.

Veja as fotos e Assista a toda a Sessão, matéria feita ao vivo pela Live, com o repórter Vanderlei Miron DRT 5970!   

Abertura da Sessão!

Continuação da Sessão!

 



















Nenhum comentário:

Postar um comentário