A cidade de Santa Cruz do
Capibaribe, Agreste Setentrional de Pernambuco, foi palco da audiência pública
realizada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia
Legislativa que discutiu assuntos relacionados ao Transporte Alternativo de
Passageiros no Estado.
Cerca de 700 pessoas
compareceram ao encontro realizado durante a tarde e início da noite desta
terça-feira (10) em uma casa de eventos da Capital da Moda, entre elas,
representantes da classe e autoridades políticas, como os deputados estaduais
Delegado Erick Lessa (PP), Diogo Moraes (PSB) e Alessandra Vieira (PSDB), além
dos prefeitos Edson Vieira (PSDB – Santa Cruz do Capibaribe), Hilário Paulo
(PSD – Brejo da Madre de Deus) e Lero Ivanildo (PR – Taquaritinga do Norte),
bem como, o vice-prefeito de Santa Maria do Cambucá, Mário Filho (MDB). Ainda
no evento, vários vereadores e lideranças políticas das cidades que do Agreste
pernambucano.
Na audiência, foi
destacado que mais de 10 mil famílias de proprietários de Toyotas dependem
diretamente da renda obtida através do transporte alternativo e que necessitam
da revisão da lei estadual de nº. 16.205/2017 que condiciona o serviço de
transporte coletivo particular de interesse público, aos dispositivos da
vigente Lei sob a gerencia da EPTI – Empresa Pernambucana de Transportes
Intermunicipal.
Ainda em pauta, as
mudanças na lei 13.855 do Código Brasileiro de Trânsito, que aumenta a punição
de transportes irregulares, transformando a infração de grave para gravíssimo.
A mudança, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, foi baseada em projeto do
deputado federal pernambucano, Daniel Coelho. A Lei entra em vigor no dia 09 de
outubro deste ano.
Em entrevista concedida ao
vivo ao repórter Sidney Lima través da FanPage do Blog Agreste Notícia, o
prefeito Edson Vieira falou da necessidade da revisão e até que ponto a Lei
interfere nos trabalhos realizados por motoristas de lotações.
“Essa audiência é uma
oportunidade de se discutir a lei federal, mas também a lei estadual que
regulamenta o transporte alternativo no estado de Pernambuco, mas compreende
apenas ônibus e micro-ônibus, então, é uma oportunidade da gente pedir ao
estado através da IPTI que regulamente os Toyotas que tanto servem a nossa
população, que tanto servem ao Polo da Confecção”.
O prefeito do Brejo,
Hilário Paulo, também conversou com nossa equipe de reportagem e falou da
importância de debater o assunto, lamentando as alterações realizadas com o
projeto do deputado Daniel Coelho.
“É um momento importante que tivemos a
oportunidade de debater, pois infelizmente o deputado Daniel Coelho, sem
conhecer a categoria, sem conhecer o quanto é presente a lotação para o estado
de Pernambuco e para o País, ele apresenta uma lei no Congresso Nacional que
foi aprovada pelos deputados que também não têm conhecimento, e estamos aqui na
eminência de ser penalizado”, pontuou.
Na oportunidade, Hilário explicou que toda uma
cadeia é atingida com as alterações na lei, destacando vários seguimentos que
dependem principalmente do Toyota.
“Vou ser bem sincero, se
não houver uma decisão judicial me obrigando a assinar um alvará pra uma
empresa de ônibus, eu não concedo, eu concedo aos meus irmãos toyoteiros, pois
sei da necessidade e da importância que eles representam para nossa economia”,
disparou.
Os Toyoteiros fizeram uso
da palavra apresentando as suas reivindicações e o próximo passo da Comissão
será agendar uma audiência com o governador Paulo Câmara (PSB).
Confira entrevistas que
foram realizadas ao vivo:
Fonte: www.agrestenoticia.com
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