Cerca de 34 mil militares das Forças Armadas atuaram na segurança e no apoio logístico durante o primeiro turno das Eleições 2022, realizado neste domingo (02). Os servidores estarão em cerca de 500 cidades, distribuídas por 13 estados.
Foram 3 mil viaturas, 62 blindados, 430 embarcações de pequeno porte, 18 navios e 47 aviões e helicópteros. Os dados são do Ministério da Defesa.
A participação da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, por meio de ações de Garantia da Votação e Apuração (GVA) e na logística do pleito, está prevista no Código Eleitoral.
“As operações de GVA, realizadas em conjunto com os órgãos de segurança pública e por solicitação de autoridade eleitoral, auxiliam na manutenção da ordem nos locais onde o reforço é necessário, em apoio a órgãos federais, estaduais e municipais”, explicou o ministério.
“O suporte logístico, por sua vez, garantiram a distribuição das urnas para que os cidadãos, no gozo dos seus direitos civis, possam votar em todas as localidades, inclusive nas mais remotas, como rurais, indígenas e ribeirinhas”, acrescentou.
Esse é o maior efetivo empregado pelas Forças Armadas desde a eleição de 2014, quando mais de 42 mil militares atuaram.
Em 2018, últimas eleições federais, houve o emprego de cerca de 30 mil militares, 2,1 mil viaturas, 27 aeronaves e 144 embarcações no primeiro turno. Já no segundo turno, mais de 27 mil militares, 2.516 viaturas, 22 aeronaves e 138 embarcações foram usados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário