Select your Indioma and enjoy our page!

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Caminhos de Paz



Chegamos ao final de mais um ano. As cortinas do tempo se fecham. E cada ser humano deveria se recolher para uma avaliação de tudo que realizou no ano que passou e tudo que pretende realizar no ano que se inicia. É hora de fazer retoques e até mesmo ajustes para um novo tempo que começa a despertar. Faz-se necessário uma parada, um momento de meditação, uma avaliação de tudo que lhe ocorreu em 2012. Será que a sua vida no ano que passou foi de agitação ou houve momentos de paz e tranquilidade na sua família, no seu trabalho e na sua vida pessoal? Se você não conseguiu alcançar esta paz tão desejada, saiba que ela é possível em 2013, através da meditação cristã e da Palavra de Deus.

Paz é a presença da luz divina no coração do homem. A paz não é um estado emocional, que oscila entre estar bem e ter atitudes agressivas. A paz, por ser luz de Deus no interior da pessoa, a mantém na serenidade, em qualquer situação que se encontre. A consequência da paz é visível na vida cotidiana, especialmente no relacionamento com outras pessoas. Quem tem o Espírito de Deus pertence a Deus, é filho de Deus, e não dispensa nenhum tipo de agressividade, nem verbal, e muito menos física, em seus relacionamentos sociais. O belo texto da bênção de Aarão, em Nm 6, 24-26, diz: “O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e se compadeça de ti! O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz!”, é a súplica maior no início deste ano: que a luz divina ilumine a vida social e pessoal de cada um!

Há muitos caminhos para cultivar a paz dentro de cada pessoa. O Salmo 66 diz: “que na terra se conheça os seus caminhos”. Esse é um dos grandes desejos de Deus: que os caminhos de Deus sejam conhecidos pela humanidade, porque assim, a paz estará dentro de cada ser humano. São muitos aqueles que vivem brigando com os outros, agredindo de tantos modos, isso porque estão brigados consigo; vivem com o coração em briga. Quem vive brigando consigo próprio vive infeliz porque expulsou a paz de seu coração, porque está impedindo que a luz de Deus brilhe dentro de si; está vivendo no escuro e quer compensar a escuridão agredindo. A violência é uma manifestação de quem tem o coração escurecido, sem a luz de Deus.

A meditação da Palavra de Deus e dos acontecimentos é o caminho para encher o coração humano com a Paz de Deus. No coração, quer dizer, lugar onde o sábio toma nossas decisões. Pela meditação da Palavra e dos acontecimentos da vida, a pessoa deixa a luz de Deus entrar em si; permite a presença divina em sua existência. A meditação da Palavra e dos acontecimentos da vida é uma porta que se abre para Deus entrar e habitar no coração daquele que assim agir. É essa prática cristã, que tantas vezes é negligenciada entre os homens, que cada um deve propor cultivar no decorrer de 2013. Se a criatura humana quiser ter paz, ter a luz de Deus que resplandece na vida pessoal, a meditação da Palavra e da vida é um dos caminhos mais seguro.

Aproveito a oportunidade para desejar a você e aos seus familiares, votos de feliz ano novo. Que possamos entrar no ano novo com o espírito cheio de esperança. Oremos para que a esperança não seja apenas para o início do ano, mas se prolongue no decorrer dos demais anos que virão.

Que Deus vos abençoe com a paz e ilumine os caminhos que irás percorrer a cada dia de 2013. Feliz ano novo!

Meu abraço fraterno,

Frei Rodrigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário